MARCO LEGAL DAS STARTUPS
Após alguns anos de espera, o Marco Legal das Startups chega ao congresso. Especialistas do Dínamo analisaram o texto proposto.
SOBRE NÓS
MAIS DO QUE UM GRUPO DE LÍDERES DO ECOSSISTEMA DE STARTUPS.
SOMOS UM MOVIMENTO DE MUDANÇA.
O Dínamo é um movimento de articulação na área de políticas públicas focada no tema ecossistema de startups. Nosso objetivo é ser a ponte entre a sociedade civil organizada (startups, associações, empresas, etc) e o governo em suas diferentes instâncias, por meio de articulação política, conteúdo e apoio especializado em discussões sobre o tema.
O movimento é composto de especialistas, lideranças e pensadores na temática de Startups e Inovação no país que tem por objetivo principal facilitar o processo de tomada de decisões e fomentar as discussões técnicas e políticas sobre o tema.
Somos um movimento "agnóstico" focado em construir uma agenda positiva e convergente com os diversos atores do ecossistema, ajudando assim a dinamizar a evolução das startups no país.
Somos todos. Somos Dínamo.
NOSSAS LUTAS
CONHEÇA OS TEMAS EM QUE FOCAMOS A NOSSA LUTA
Cultura
MUDANDO NOSSA FORMA DE PENSAR
Ecossistemas de sucesso conseguiram criar a cultura empreendedora e inovadora entre os diversos atores do meio. Sociedades que compreendem melhor que inovar e empreender envolvem riscos e que falhar nesse mercado é parte integrante do aprendizado para o sucesso.
Disseminar esta cultura para a universidade, corporações e governos é essencial para que cada dia mais, empreendedores tirem suas idéias do papel e criem soluções inovadoras e disruptivas.
Talentos
INOVAÇÃO, TALENTO E DISRUPÇÃO
Essencial para o crescimento das startups no país, a formação de talentos preparados para pensar e atuar em inovação é parte fundamental de um ecossistema bem preparado.
Lutamos por um ambiente que prepare jovens para um novo mercado de trabalho: inovador, tecnológico, disruptivo e diverso.
Ambiente Regulatório
DESATANDO OS NÓS DA BUROCRACIA
Pelo seu alto risco, o ambiente de startups exige um processo mais ágil e flexível nas questões tributária, trabalhista e legal.
Apoiamos as discussões sobre a temática junto ao governo procurando propor medidas e discutir leis que possam tornar o ambiente de negócios mais preparado para as empresas inovadoras no país.
Investimento
ATRAIR CAPITAL DE RISCO
Essencial para o surgimento de startups, o capital de risco preciso de um ambiente regulatório que compreenda os risco existentes neste modelo de investimento, incentivando-os nesta tomada de riscos.
Aprofundar as discussões sobre taxação de investimentos de risco e riscos legais para estes investidores é fundamental para que startups brasileiras parem de ser "seduzidas" a levar seus CNPJ's para fora do país por conta da burocracia e dos altos riscos tributários e legais envolvidos nestas operações no Brasil.
Densidade
COLISÕES GERAM NEGÓCIOS
Aproximar talentos e empreendedores ajuda a gerar novas idéias e inovações. Ao criar hubs ou clusters de inovação, cidades aumentam drasticamente as possibilidades de surgimento de novos negócios.
Apoiar políticas públicas de criação de zonas de inovação para startups focando em aproximar mentes com talento umas das outras é parte essencial do processo de crescimento do ecossistema do país.
Sociedade
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
95% das startups mundiais são compostos de Homens, Brancos de Classe A. Além de ser um ambiente que exclui a grande maioria da população, este modelo elitizado perpetua uma inovação focada no consumo e não no atendimento às demandas e necessidades da grande maioria da população.
Lutamos por um ambiente mais diverso e inclusivo com políticas que incentivem a entrada de mulheres e pessoas de menor renda neste ecossistema, não apenas como mão de obra, mas também como empregadores.
QUEM SOMOS
Felipe Matos
Diretor Vice-Presidente
Fundador da 10k Digital. Autor, palestrante, consultor
e ativista do ecossistema de startups, é uma referência sobre o assunto na América Latina e um apaixonado por empreendedorismo, tecnologia e educação. As iniciativas que fundou e liderou apoiaram mais de 10 mil startups no Brasil e atraíram mais de R$ 1 bilhão em investimentos.
É conselheiro de diversas empresas e entidades de apoio
e membro de redes internacionais de suporte ao empreendedorismo inovador, com atuação em diversos países.
Rodrigo Kiko Afonso
Diretor Presidente
Rodrigo Afonso, conhecido como Kiko, é um empreendedor e articulador no universo de inovação e startups. Foi um dos primeiros webmasters do Brasil no AlterNex em 1992, com larga experiência na área de tecnologia.
Hoje é Diretor Executivo da Ação da Cidadania, uma das maiores e mais respeitadas ONG’s do país.
Rafaela Nicolazzi
Conselheira
Analista Sênior de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, atuando em assuntos como segurança digital, privacidade e proteção de dados.
Amure Pinho
Conselheiro
Empreendedor e presidente da ABStartups. Como investidor anjo, vendeu uma de suas empresas para o grupo B2W, dona das marcas Americanas e Submarino. Criou o primeiro Startup Weekend em uma favela no mundo, foi curador da Campus Party e é palestrante em eventos no Brasil e no Mundo como SXSW, TechCrunch, Campus Party além de mentor em programas de aceleração em diversos países.
Bruno Freitas
Conselheiro
Empreendedor serial, catalisador de idéias, pessoas e negócios. Fundador da Torus.consulting e Torus.institute, conselheiro da Climate Ventures, sócio da Plug.co e diretor executivo da Olga.ag. Autor do livro 'Start Ups: Como Empresas Embrionárias Rumam A Caminhos Milionários, foi responsável pela Unidade de Inovação do Governo do Estado de São Paulo na Gestão Alckmin e membro do GT4 da Estratégica Nacional de Investimentos e Negócios em Impacto (MDIC).
Linkedin
Tony Celestino
Conselheiro
Diretor Regional Brasil da UP Global e organizador dos eventos Startup Weekend no país. É uma das referências nacionais na área de Startups.
Humberto Matsuda
Conselheiro
Sócio e gestor da Performa Investimentos, e conselheiro da ABVCAP, tem larga experiência em todos os aspectos de
contabilidade, auditoria, legislação e gestão financeira com experiência direta em private equity e venture capital
Linkedin
Maria Rita Spina Bueno
Conselheira
Diretora executiva da Anjos do Brasil, entidade de fomento ao Investimento Anjo para apoio ao empreendedorismo inovador e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, movimento para agregar diversidade ao ecossistema.
Pedro Ramos
Conselheiro
Sócio na Baptista Luz Advogados, tem significativa experiência com empresas de internet, startups e venture capital.
Tem tido grande contribuição nas discussões sobre o Marco Civil da Internet no Brasil.
Silvia Valadares
Conselheira
Ela é pioneira no ecossistema de empreendedorismo digital e inovação na América Latina. Empreendedora, founder da Kozmic Work, tem uma sólida experiência em gerenciamento de negócios e de programas tanto no setor público quanto no privado. Atuou em uma empresa multinacional de tecnologia, um parque tecnológico sem fins lucrativos e um laboratório móvel /de código aberto.
Linkedin
Alan Leite
Conselheiro
CEO da Startup Farm com grande experiência em consultoria de gestão de negócios empresariais.
Rodrigo Menezes
Conselheiro
Sócio fundador da Derraik & Menezes advogados, tem foco em fusões e aquisições internacionais, venture capital e private equity, Também é conselheiro da Anjos do Brasil, membro da ABVCAP e mentor da Endeavor.
Linkedin
Gustavo Gorenstein
Conselheiro
Co-fundador da www.bxblue.com.br, uma ferramenta para portabilidade de crédito consignado, trabalhou na Coca-Cola na área de desenvolvimento de novos negócios por todo o país.
Linkedin
Jorge Pacheco
Conselheiro
Jorge é sócio-fundador do STATE, um hub de inovação com foco em industria criativa, ciência e tecnologia criado em um antigo galpão industrial dos anos 50. Ele foi um dos pioneiros em coworking no Brasil através da rede PLUG e participou na fundação e operação do Cubo (Banco Itaú). Atuou por mais de 10 anos no mercado financeiro trabalhando com finanças estruturadas, private equity e turn around no Citibank, Mercatto Investimentos, BCP Securities e TCP Latam.
Linkedin
Eduardo Lopes
Conselheiro
Idealizador e diretor da Estação Hack do Facebook, primeiro centro de apoio à inovação da empresa no mundo. Anteriormente, foi diplomata de carreira, atuando em negociações internacionais em temas de comércio e desenvolvimento na ONU, no Oriente Médio e no Mercosul.
COLEÇÃO DÍNAMO PLAYBOOKS
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO A STARTUPS
DÍNAMO CAST
Nossos Parceiros
JUNTOS POR UM ECOSSISTEMA MELHOR
Apoio Institucional
BLOG
AS ÚLTIMAS POSTAGENS DO NOSSO BLOG
MANTENHA-SE INFORMADO
NOSSO NEWSLETTER
Redes Sociais
Nossas últimas postagens!
DÍNAMO
Movimento de articulação na área de políticas públicas em prol startups
Playbook
Manual de boas práticas em políticas públicas para o ecossistema de startups
ASSESSORIA DE IMPRENSA
+55 11 94112-3784
beatriz@
© 2018